(71) 99333-9584 redacao@salvadornoticia.com
Escolha uma Página

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Clarindo Silva participa do “Sarau Negruras” no Cepaia

4 junho|16:00 - 22:00

No próximo dia 04 de junho, sexta-feira, Clarindo Silva participa, a partir das 16h, do “Sarau Negruras”, que será realizado no Cepaia – Centro de Estudos Afro-Indígenas Americanas, que fica na Ladeira do Carmo, Centro Histórico de Salvador. Neste dia ele autografa seus dois livros recentemente lançados, “Memórias da Cantina da Lua” (sexta edição) e o sucesso editorial “Conversa de Buzú”.

O objetivo do “Sarau Negruras” é reunir a comunidade para mostrar o que as escritoras negras e os escritores negros vêm produzindo, depois de um longo período de exclusão social desencadeado pela pandemia, e como, apesar de reclusos, eles e elas criaram diversas obras literárias. O sarau vai contar com a participação de diversos/as escritores/as do estado da Bahia e de outros estados como Rio de Janeiro e Paraíba.

Haverá um lançamento coletivo de parte das obras que surgiram durantes esses dois últimos anos. Alguns títulos que estarão nesse lançamento coletivo são: Escrituras Negras III- As Pretas também Amam, organizado por Jeovania P. (PB); Teatro Griot Ayá – Uma proposta de vivência ancestral de Luz Marques(BA); Magia Negra de Jocelia Fonseca; As Pinaúnas de Jamile Soares(BA); Intimidade e Raiz, A maestria da ancestralidade, de Fabiane Bispo dos Santos(BA); #Tarja Preta, de Bruno Black (RJ); E Assim, Teço Amanhãs, de Jairo Pinto(BA); e a Coletânea Poesia EDUKa – em prosa e verso, onde uma das autoras é Mari dos Santos(BA).

Os livros de Clarindo Silva – “Memórias da Cantina da Lua” reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana na Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas.

Além de relembrar momentos que a Cantina da Lua testemunhou, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor, que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao cais do porto do antigo Mercado Modelo, para, décadas depois, vir a se tornar um dos grandes ícones do Centro Histórico da Cidade da Bahia.

“Conversa de Buzú” é um livro que reúne conversas e situações registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador. São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” – como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana. A linguagem popular do povo baiano, que se desloca entre bairros, diariamente, junto a “motôs”, “cobras” e ambulantes, se evidencia no título: a conversa só poderia ser mesmo de “buzú”.

Detalhes

Data:
4 junho
Hora:
16:00 - 22:00
Categoria de Evento: